
Emmanuel Macron, presidente francês, está com um problema ocular
Foto: Gian Ehrenzeller/EPA
Emmanuel Macron discursou, esta terça-feira, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, usando óculos de sol.
O presidente francês apareceu no encontro anual de líderes políticos com óculos escuros de estilo aviador, depois de, alegadamente, ter sofrido uma hemorragia subconjuntival. Segundo explicou o próprio, trata-se de um "problema ocular benigno" que o obriga a recorrer aos óculos "durante algum tempo".
Na semana passada, durante um evento oficial em França, Emmanuel Macron já tinha sido visto a usar óculos de sol. "Por favor, relativizem a aparência desagradável do meu olho. É, claro, algo completamente inofensivo", disse na altura.
A cimeira, que decorre de segunda a sexta-feira, coloca frente a frente seis líderes do G7 (grupo de sete países que reúne algumas das economias mais desenvolvidas do Mundo), com destaque para o presidente norte-americano, Donald Trump.

Presidente francês, Emmanuel Macron, com o homólogo suíço, Guy Parmelin (Foto: Laurent Gillieron/EPA)
Além disso, está confirmada a participação de cerca de 130 países, incluindo a presença de 64 chefes de Estado e de Governo, e de 850 líderes empresariais, num total de aproximadamente três mil participantes, informação avançada pelos organizadores do evento.
Em debate no Fórum Económico Mundial estão temas que podem constituir um risco para a estabilidade global a curto e longo prazo (dois e dez anos, respetivamente), como ameaças geopolíticas e económicas.
