
O presidente norte-americano Donald Trump
Foto: Aaron Schwartz/POOL/EPA
O presidente norte-americano vai chegar ao Fórum de Davos com "cerca de três horas de atraso" devido a um problema com o primeiro avião que deveria levá-lo para a Suíça, disse o secretário do Tesouro.
"Acredito que o presidente Trump chegará com cerca de três horas de atraso", disse Scott Bessent aos jornalistas em Davos.
O avião presidencial dos Estados Unidos, Air Force 1, apresentou um "pequeno problema elétrico" ao iniciar a viagem para o Fórum Económico Mundial de Davos e teve de regressar à base em Washington.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, revelou que a decisão de regressar foi tomada após a descolagem, quando a tripulação a bordo do Air Force One identificou "um pequeno problema elétrico" e, por precaução, decidiu voltar para trás, anunciou a Associated Press.
Um repórter a bordo disse que as luzes na cabine de imprensa da aeronave se apagaram brevemente após a descolagem, mas nenhuma explicação foi dada.
Os dois aviões atualmente usados como Air Force One voam há quase quatro décadas. A Boeing tem trabalhado em substituições, mas o programa enfrentou uma série de atrasos.
Donald Trump discursa hoje no Fórum de Davos, na Suíça, numa intervenção aguardada com particular expectativa, face ao contexto de alta tensão entre Estados Unidos e a Europa devido à questão da Gronelândia.
A edição deste ano do Fórum Económico Mundial, que junta anualmente em Davos as elites económica e política mundiais, decorre num contexto de grande instabilidade a nível global.
