Mais de meio milhão de passageiros afetados por greve que cancelou voos na Alemanha
Milhares de voos foram cancelados na Alemanha, esta segunda-feira, incluindo todas as ligações de e para Berlim, devido a uma greve. O protesto foi convocado pelo sindicato do setor dos serviços. Os trabalhadores reivindicam melhores salários.
Corpo do artigo
Cerca de 3.400 voos foram afetados pela greve, impactando cerca de 500 mil passageiros, informou a associação aeroportuária alemã ADV.
Em Frankfurt, o aeroporto mais movimentado do país, a operadora Fraport disse que nenhum passageiro conseguiria embarcar e que as interrupções "quase de certeza" afetariam as viagens domésticas, segundo o diário alemão Bild.
Os aeroportos de Bremen, Colónia, Dortmund, Duesseldorf, Hamburgo, Hanover, Leipzig, Munique e Estugarda também foram afetados.
O sindicato Verdi disse na sexta-feira que estava a convocar os trabalhadores do setor público e cerca de 23 mil funcionários de prestadores de serviços de assistência em terra para uma greve para enviar uma mensagem à administração.
"Lamentamos o incómodo que esta greve causará aos passageiros", disse a vice-presidente do sindicato, Christine Behle. "Mas sem a pressão da greve, não haverá movimento nas negociações".
As reivindicações do sindicato incluem um aumento salarial de 8% ou pelo menos 350 euros a mais por mês, e bónus mais elevados para atividades particularmente stressantes.
O sindicato disse que "somos forçados a fazer esta greve de advertência porque os empregadores ainda não fizeram uma oferta nas negociações coletivas em curso para os funcionários do setor público e não demonstraram vontade em satisfazer as nossas reivindicações legítimas".