O candidato às eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe Manuel Pinto da Costa foi o que obteve mais votos junto da comunidade são-tomense residente em Portugal, indicou este domingo à Lusa o responsável local da Comissão Eleitoral Nacional.
Corpo do artigo
Segundo João Penetra, Manuel Pinto da Costa obteve 1061 votos e o seu adversário, Evaristo Carvalho, registou 349 votos nesta segunda volta das eleições presidenciais são-tomenses.
Nas nove mesas de voto instaladas em Portugal, na área metropolitana de Lisboa, Porto e Coimbra, votaram este domingo 1452 eleitores de um total de 3528 inscritos, o que representa uma abstenção de 58,8 por cento.
Os 92.638 eleitores são-tomenses inscritos regressaram este domingo às urnas para escolher o sucessor de Fradique de Menezes na Presidência da República, depois de no passado dia 17 de Julho, nenhum dos 10 candidatos ter obtido a maioria necessária.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional, os resultados deverão ser conhecidos às 00.00 horas locais (uma da manhã de segunda-feira em Lisboa).
Trinta e oito observadores eleitorais, provenientes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, União Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Central, um enviado pelo governo do Gabão e um outro enviado pelo governo da Guiné Equatorial, acompanham o sufrágio.
A abstenção na primeira volta foi de 32,1 por cento.