A Marinha italiana elevou para 391 o número de passageiros resgatados do "ferry" que se incendiou no domingo. Quatro corpos foram também retirados das águas, elevando para cinco o número de vítimas mortais do acidente.
Corpo do artigo
A bordo do "Norman Atlantic seguiam 478 pessoas, pelo que ainda falta retirar do "ferry", que fazia a ligação entre a Grécia e a Itália, 168, segundo os dados divulgados pela Marinha italiana.
Quatro corpos foram entretanto retirados do mar no âmbito das operações de salvamento, elevando para cinco o número de mortos.
"As autoridades italianas confirmaram que quatro corpos, cuja identidade não é conhecida, foram retirados" disse o ministro do Mar grego, Miltiadis Varvitsiotis, aos jornalistas, acrescentando que "já foram resgatados 391" dos 478 passageiros e membros da tripulação do ferry.
Do universo de pessoas resgatadas, 60 seguem já rumo a porto italiano a bordo do navio "San Giorgio" da Marinha, enquanto um grupo de 49 pessoas alcançou de manhã o porto da cidade italiana de Bari, a bordo do "Spirit of Piraeus", com bandeira de Singapura.
O acidente com o "ferry", fustigado por um mar tempestuoso, além do frio e do fumo de um incêndio a bordo - entretanto dado como circunscrito - tinha inicialmente apenas uma vítima mortal, um passageiro grego que caiu ao mar com a sua mulher, a qual foi retirada das águas.
O incêndio no navio, que fazia a ligação entre Patras, na Grécia, e Ancona, em Itália, deverá ter começado no convés destinado aos veículos quando o ferry se encontrava a cerca de 81 quilómetros da ilha grega de Corfu.
Passageiros relataram aos meios de comunicação estarem encharcados e gelados por causa da chuva, mas a tossir devido ao fumo do incêndio, além de terem sentido os sapatos a derreter devido ao calor do fogo quando foram reunidos na área de receção do navio.
A bordo do "ferry" estão entre 20 a 25 camiões carregados de azeite, num total de 195 veículos.
O ministro da Marinha grego informou que 268 passageiros são gregos e a tripulação é composta por 22 italianos e 34 gregos. Viajam ainda no navio 54 turcos, 44 italianos, 22 albaneses, 18 alemães, além de cidadãos suíços, franceses, russos, austríacos, britânicos e holandeses.