
Laís Vitória foi diagnosticada com surdez profunda quando era bebé
Foto: X
Laís Vitória, uma brasileira de 12 anos, ouviu pela primeira vez a voz da mãe, na quarta-feira, após ser submetida a um implante coclear, cirurgia que permite restituir a capacidade de audição.
Corpo do artigo
Diagnosticada com surdez profunda quando era bebé, Laís Vitória foi submetida a uma cirurgia para implantar um dispositivo eletrónico que estimula diretamente o nervo auditivo. O aparelho foi ativado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, no Centro do Recife, um mês após a menina ter sido submetida à cirurgia.
A mãe da criança, Poliana Barbosa, gravou a reação da filha ao ouvir a sua voz pela primeira vez. No vídeo, Laís aparece visivelmente emocionada, entre sorrisos e choro.
Adolescente Laís Vitória, que é surda desde o nascimento, ouve a voz de sua mãe pela primeira vez após um novo implante coclear, realizado no Hospital IMIP, em Recife. Emocionante pic.twitter.com/A3l6COehTQ
- Fabiano Cefer Urgente (@ceferurgente_rs) November 22, 2025
"Esperei 12 anos por isto. Esperei 12 anos para que a minha filha pudesse ouvir a minha voz. Deus é tão bom, a cirurgia foi um sucesso. Quatro dias após a ativação, ela já tem evoluído muito", afirmou a mulher, citada pelo portal brasileiro "G1".
A adolescente é acompanhada pelo hospital desde que tinha um ano e cinco meses e passou pela cirurgia no dia 15 de outubro. O dispositivo foi ativado 30 dias depois.
O implante é composto por duas partes: uma interna, colocada na operação, e outra externa, o processador de som. Segundo Rita Fernandes, uma das médicas responsáveis pelo tratamento de Laís, o cérebro da menina vai precisar de se adaptar ao novo som, uma vez que o processo não acontece por "magia", mas através de "um trabalho contínuo", que vai obrigar a jovem a fazer reabilitação auditiva semanalmente e a ajustar o aparelho a cada dois meses.
