Angela Merkel defendeu, esta quarta-feira, "uma evolução" dos tratados europeus para aprofundar a integração europeia, no seu primeiro discurso perante os deputados em Berlim depois de tomar posse para um terceiro mandato como chanceler.
Corpo do artigo
"Desde o Tratado de Lisboa, temos uma situação na Europa em que todos dizem 'podemos desenvolver tudo, mas não podemos mudar os tratados'. Penso que dessa maneira não podemos construir uma Europa que funcione verdadeiramente", disse Merkel, suscitando fortes aplausos dos deputados.
Angela Merkel viaja, esta quarta-feira, para Paris, para preparar com o presidente francês, François Hollande, o conselho europeu de quinta e sexta-feira. A França é um dos países que se opõem a uma alteração dos tratados que definem a arquitetura institucional da União Europeia.
"Sei que por vezes é difícil fazer passar mudanças aos tratados nos países, mas quem quer mais Europa deve estar preparado para modificar a legislação de determinadas competências", disse.
"Não podemos ficar imóveis num mundo em permanente mudança. Isso não resulta", acrescentou.
"Há na Europa uma situação em que a Alemanha é muitas vezes acusada de resistir a certos desenvolvimentos. Isso não é verdade. Fazemos parte dos que dizem que deve haver uma evolução dos tratados", disse.