O corpo de uma mulher migrante foi encontrado numa praia perto da cidade portuária francesa de Calais esta terça-feira, disseram grupos de ajuda humanitária e uma fonte familiarizada com o caso.
Corpo do artigo
A mulher foi descoberta na costa de Blériot-Plage, após uma noite em que as autoridades marítimas francesas relataram várias tentativas de cruzamento do Canal da Mancha para a Grã-Bretanha. “Houve uma grande janela climática para as travessias na noite passada, o que criou muita tensão e conflitos” na costa, disse Nikolai Posner, líder do grupo de ajuda Utopia 56, citado pela AFP. A linha direta de emergência para migrantes na costa norte recebeu “muitas chamadas” durante a noite.
Esta morte é a primeira desde que seis afegãos com idades entre 21 e 34 anos morreram em 12 de agosto, quando o barco onde seguiam afundou.
As travessias de migrantes em "pequenos barcos" são uma "dor de cabeça" política persistente para o Partido Conservador, que governa o Reino Unido, e um ponto de discórdia com França. Quase 24 mil pessoas fizeram a viagem marítima entre a França e a Grã-Bretanha este ano.
O desastre mais mortal aconteceu em novembro de 2021, quando pelo menos 27 pessoas morreram afogadas, o que levou a uma intensificação das patrulhas ao longo da costa norte de França.