O presidente da República, Cavaco Silva, aterrou, este sábado, em Díli, dando início a uma viagem de dez dias que começa em Timor-Leste, e o levará depois à Indonésia, Austrália e Singapura.
Corpo do artigo
O chefe de Estado português aterrou em Díli cerca das 15.50 horas locais (07.50 horas em Portugal continental), tendo sido recebido no aeroporto pelo presidente cessante da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias da Costa.
Ainda na pista do aeroporto, Ramos-Horta entregou o "tais" (pano típicos de Timor-Leste) a Aníbal e Maria Cavaco Silva.
Depois, um grupo de crianças timorenses cantou e dançou para o Presidente da República.
À saída do aeroporto, à beira da estrada, milhares de crianças iam saudando a passagem da comitiva oficial com muitas bandeiras portuguesas, algumas timorenses e também australianas - para saudarem a Governadora da Austrália, Quentin Bryce, que chegará dentro de duas horas - e alguns cachecóis da seleção das Quinas.
"Portugal", "Olá", "Boa tarde" foram alguns dos cumprimentos que os populares iam gritando aos carros da comitiva.
Cavaco Silva terá ainda hoje um encontro oficial com Ramos-Horta, antes de participar nas cerimónias de tomada de posse do novo Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, que acontecem na madrugada de hoje para domingo.
O presidente da República, que permanecerá em Díli até terça-feira, terá ainda oportunidade de participar nas cerimónias do X Aniversário da Independência de Timor-Leste e de fazer uma visita de Estado a este território.