Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em França, principalmente em Paris, contra a energia nuclear, no dia em que se completam três meses sobre a catástrofe na central de Fukushima, no Japão.
Corpo do artigo
Com cartazes em francês e em japonês reclamando o fim das centrais nucleares, vários milhares de pessoas - cinco mil segundo a organização, 1150 para a polícia - , incluindo japoneses residentes em Paris, desfilaram pela capital francesa.
Michiko Naruno, uma intérprete japonesa de 55 anos há duas décadas a viver em França, estimou que o risco de uma catástrofe como a de Fukushima ocorrer em França é "igual ao do Japão", uma vez que mais de 75% da energia eléctrica produzida em França vem de centrais nucleares.
"Ouço os políticos dizerem que não existe risco em França. Pode não haver tsunamis ou terramotos, mas há sempre o risco de problemas técnicos", indicou.
Para o deputado ecologista Yves Cochet, a energia nuclear "cara, perigosa e inútil" será um dos temas fortes da campanha presidencial de 2012.
Em Bordéus, no sudoeste de França, uma centena de pessoas juntou-se para exigir o fecho da central nuclear de Blayais. Em Toulouse, cerca de cinquenta militantes ecologistas desenharam a forma da terra com os corpos, evocando as vítimas do desastre de Fukushima.