Os nove trabalhadores que se encontravam encurralados há seis dias numa mina no sul do Peru foram resgatados ao início da tarde desta quarta-feira. Um caminha com dificuldade e tinha uma máscara de oxigénio.
Corpo do artigo
Os nove mineiros que estavam presos numa mina no Peru, há seis dias, foram resgatados ao início da tarde desta quarta-feira. Cerca das sete da manhã (13 horas em Portugal) começaram a ser retirados da mina em Cabeça de Negro, um-a-um.
Saíram embrulhados em cobertores e com óculos escuros para os protegerem da claradidade do nascer do dia, após seis noites na escuridão da mina. Um dos mineiros caminhava com dificuldade e usava uma máscara de oxigénio.
O presidente peruano Ollanta Humala, que passou a noite à entrada da mina, com as equipas de resgate, juntou-se aos familiares e amigos na celebração da libertação dos mineiros, que exibiram uma bandeira peruana ao sair da garganta da terra.
Os nove mineiros, com idades compreendidas entre 22 e 59 anos, entre os quais estava um pai e um filho, foram levados para o principal hospital da região, a dois quilómetros do local, para tratarem, essencialmente, a desidratação de que padecem.
Obtem à noite, madrugada de quarta-feira em Portugal, a ministra Ana Jara indicou que os mineiros deviam ser resgatados em breve, indicando que o governo esperava obter boas notícias ainda antes do final do dia de quarta-feira, como se confirmou.
"As equipas de salvamento estão apenas a três ou quatro metros dos mineiros", anunciava a ministra.
O presidente do Peru, Ollanta Humala, é esperado no local onde se encontram presos os mineiros para supervisionar as operações de resgate.
Os mineiros, que permaneciam num único local, foram apanhados, na quinta-feira, por uma avalanche rochosa, ocorrida a 250 metros de profundidade no interior de uma galeria da mina de cobre de Cabeça de Negro.
Os mineiros ficaram apenas a uns metros das equipas de resgate, mas a distância foi-se dilatando na sequência de deslizamentos de terras provocados pela retirada de rochas que têm dificultado as operações no terreno.
Face às adversidades, o governo do Peru solicitou ajuda de especialistas de grandes empresas mineiras para resgatar os nove trabalhadores que recebem através de um tubo metálico oxigénio, água e comida.
A mina situa-se em Yauca del Rosario, na região de Ica, a cerca de 300 quilómetros a sul da capital Lima.