Ministra da Saúde sueca colapsa em conferência de imprensa no primeiro dia no cargo
A ministra da Saúde da Suécia, recentemente nomeada, desmaiou repentinamente durante uma conferência de imprensa na terça-feira, o seu primeiro dia no cargo.
Corpo do artigo
Elisabet Lann, de 48 anos, juntou-se ao primeiro-ministro do país, Ulf Kristersson, e outras autoridades na conferência de imprensa, no mesmo dia em que foi nomeada para o novo cargo após a repentina renúncia do antecessor, Acko Ankarberg Johansson, que foi ministra da Saúde durante três anos.
As imagens, amplamente divulgadas nas redes sociais, mostram Lann parada antes de tropeçar repentinamente num púlpito transparente e cair no chão, batendo a cabeça. A vice-primeira-ministra da Suécia, Ebba Busch, correu para o lado dela para a ajudar.
Outros políticos e jornalistas rapidamente intervieram para ajudar, cercando Lann, que parecia estar inconsciente no chão.
Sweden"s new Health Minister Elisabet Lann collapsed during a live press conference on her first day in office
- Nabila Jamal (@nabilajamal_) September 9, 2025
She briefly lost consciousness and was helped by Energy Minister Ebba Busch
Lann returned within minutes saying it was due to low blood sugar, assuring the press... pic.twitter.com/e9aSXzyfDt
Lann saiu da sala mais tarde, mas regressou logo depois, explicando que tinha tido uma quebra de açúcar no sangue. "Esta não foi exatamente uma terça-feira normal e é isso que pode acontecer quando há uma queda de açúcar no sangue", disse.
Não se sabe se a ministra sofreu algum ferimento na queda.
A conferência de imprensa foi cancelada após o incidente.
Antes de assumir o novo cargo, Lann foi vereadora municipal em Gotemburgo a partir de 2019. É membro dos Democratas Cristãos. Lann possui um mestrado em Estudos de Paz e Desenvolvimento e Ciência Política, segundo o seu perfil no LinkedIn. Também trabalhou anteriormente como vice-diretora do Gabinete do Governo e participou no Inquérito sobre Responsabilidade na Assistência à Saúde.