As autoridades suecas denunciaram hoje ter detetado um aumento gradual das interferências nos serviços de navegação GPS desde 2023, especialmente na região do mar Báltico.
Corpo do artigo
Esta informação foi divulgada na sequência do incidente que envolveu o avião onde seguia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no domingo passado, quando estava prestes a aterrar na Bulgária.
A Agência de Transportes sueca precisou que, em 2025, se registaram mais de 700 interferências deste tipo, em contraste com as quase 500 do ano anterior.
Em 2023, o número ascendeu a apenas 55, de acordo com as estatísticas coligidas pela agência, dependente do Ministério da Economia.
"Isto é grave e representa um risco para a segurança da aviação civil, sobretudo considerando a magnitude, a duração e a natureza das interrupções", declarou um responsável da agência, Andreas Holmgren, acrescentando que as interferências aumentaram não só a nível geográfico, mas também em alcance.
A Agência dos Transportes sueca indicou que estas perturbações ocorrem "quase diariamente" - pelo que afetam "a fiabilidade" dos sistemas de satélite - e que este tipo de incidentes "viola as disposições da Convenção de Chicago" sobre a aviação, assinada em 1944.
"A origem das interferências foi rastreada até território russo", sublinhou a agência num comunicado, confirmando que entabulou diálogo com várias organizações do setor da aviação para adotar "medidas de segurança adicionais".
A Comissão Europeia apresentou planos para reforçar a proteção dos serviços de navegação GPS depois de, a 31 de agosto, o avião que transportava Von der Leyen ter sido alvo de alegada interferência russa, quando se preparava para aterrar no aeroporto de Plovdiv, no sul da Bulgária.
A Rússia negou qualquer envolvimento de Moscovo numa alegada sabotagem dos serviços de navegação GPS, ao passo que o primeiro-ministro búlgaro, Rosen Zheliazkov, assegurou que a aeronave de Von der Leyen não foi alvo de qualquer ataque cibernético ou híbrido, uma vez que esse tipo de interferência ocorre "todos os dias".