A presidência espanhola da União Europeia marcou uma videoconferência entre os ministros dos Transportes dos 27 que terá lugar segunda-feira, da parte da tarde, para discutir os problemas no espaço aéreo europeu.
Corpo do artigo
A reunião tinha sido proposta pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na sequência da paralisação desde quinta-feira dos transportes aéreos na Europa como consequência da nuvem de cinzas proveniente da Islândia.
"A nuvem de cinzas vulcânicas criou uma situação sem precedentes", disse Durão Barroso numa declaração escrita distribuída esta manhã em Bruxelas.
Durão Barroso pediu ao comissário dos Transportes, Siim Kallas, para coordenar um grupo que inclui ainda Joaquin Almunia (comissário da Concorrência e Auxílios Estatais) e OliRehn (Assuntos Económicos e Monetários) e que irá "avaliar o impacto da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na indústria de transporte aéreo e na economia em geral".
A maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o seu espaço aéreo devido à passagem de uma nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia, e apenas os do sul da União ainda permitem o voo de aeronaves.