Portugueses retidos em vários países pedem apoio ao gabinete de emergência consular
Portugueses retidos em vários países do mundo, designadamente na Europa, com dificuldades em regressar a Portugal estão a pedir apoio ao gabinete de emergência consular da Secretaria de Estado das Comunidades.
Corpo do artigo
Contactado pela Agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou que cidadãos nacionais, como turistas, estudantes e homens de negócios com viagens marcadas para regressar a Portugal estão a passar por várias dificuldades devido ao encerramento dos aeroportos.
Segundo a mesma fonte, nos últimos três dias, portugueses retidos sobretudo em aeroportos europeus, mas também noutras partes do mundo, como Pequim, têm contactado o gabinete de emergência consular.
A Secretaria de Estado das Comunidades está a accionar os meios diplomáticos para que localmente seja prestado "o apoio possível", disse a mesma fonte, adiantando que são vários os tipos de solicitações, desde a falta de hotéis, a contactos com companhias de aviação.
"Não há casos dramáticos", sublinhou ainda.
O gabinete de emergência consular tem o número 707 202 000
A maior parte do espaço aéreo europeu está encerrada ou condicionada desde quinta-feira devido à nuvem de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia.