O Comando Estratégico dos Estados Unidos disse que o míssil testado pela Coreia do Norte foi um míssil balístico de médio alcance, não representando uma ameaça à América do Norte.
Corpo do artigo
A Coreia do Norte testou sábado o seu primeiro míssil balístico desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, um movimento denunciado pelo primeiro-ministro japonês.
5662449
O Comando Estratégico dos Estados Unidos afirmou ter detetado e seguido o míssil, tendo-o avaliado como um míssil balístico de médio alcance. Tratou-se do primeiro teste realizado pela Coreia do Norte desde outubro.
O míssil foi lançado desde a base área de Banghyon em direção ao mar do Japão, segundo o Ministério da Defesa japonês. Voou 500 quilómetros antes de cair no mar.
O Japão considerou o lançamento "absolutamente intolerável", enquanto a Coreia do Sul considerou que Pyongyang está a testar Donald Trump.
Trump já transmitiu ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que Washington se compromete com a segurança do seu aliado asiático.