Um avião Boeing 777 da Nordwind, uma companhia aérea charter sediada em Moscovo, na Rússia, está estacionado desde segunda-feira numa área privada do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, o principal da Venezuela.
Corpo do artigo
O deputado José Guerra, da Comissão de Finanças da Assembleia Nacional, maioritariamente da oposição, disse, através da sua conta na rede social Twitter, que o Governo venezuelano pretende usar o avião para levar "20 toneladas de ouro" do país.
10511955
Até ao momento não foram dadas explicações, quer da companhia aérea, quer do Governo venezuelano, sobre a presença em Caracas da aeronave, com capacidade para 400 passageiros e que "pela primeira vez" realizou um voo "entre Moscovo e Caracas".
A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.
Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.
10511632
Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.
A União Europeia fez um ultimato a Maduro para convocar eleições nos próximos dias, prazo que Espanha, Portugal, França, Alemanha e Reino Unido indicaram ser de oito dias, findo o qual os 28 reconhecem a autoridade de Juan Guaidó e da Assembleia Nacional para liderar o processo eleitoral.
A repressão dos protestos antigovernamentais da última semana provocou 35 mortos, de acordo com várias organizações não-governamentais.
Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.
Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.