O número de vítimas mortais do novo coronavírus em Espanha voltou a subir ligeiramente: nas últimas 24 horas morreram 551 pessoas. Os contágios cresceram 3% relativamente a quarta-feira.
Corpo do artigo
O último balanço do Ministério da Saúde de Espanha aponta para 19130 vítimas mortais, 182816 infetados (mais 5183 casos confirmados) e 74797 curados (mais 3944 pessoas nas últimas 24 horas) desde o início da pandemia.
Os novos casos positivos, que continuam numa tendência ascendente, são explicados pelas autoridades de saúde de Espanha pelo maior número de testes realizados desde a Páscoa, e que detetaram vários doentes assintomáticos.
Esta quarta-feira, os números de vítimas mortais na Catalunha aumentaram para as 7097 mortes (mais 3242), depois do Governo Regional cruzar dados entre os centros de saúde e as funerárias da região, e assim obter os dados sobre as mortes em lares de idosos.
A alteração da forma de contagem por esta região não foi tida em conta no balanço desta quinta-feira do Ministério de Saúde espanhol, que dá conta de apenas 3855 vítimas mortais na Catalunha.
"Temos de discutir (...) o que significam estes novos casos provenientes de lares ou agências funerárias, porque não estamos seguros e temos de avaliar com eles se têm um diagnóstico de coronavírus prévio ou não", disse Fernando Simón, diretor dos serviços de Alerta e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde.
A tutela admitiu que é difícil conhecer o número real de mortes por Covid-19 no país. As regiões espanholas tinham autonomia na área da saúde, mas esta foi temporariamente suspensa durante o estado de emergência nacional.