A francesa, que protagonizou uma das fotografias mais marcantes da História, morreu no dia 25 de dezembro, aos 93 anos. Na imagem denominada "Le Baiser de l'Hôtel de Ville" ("o beijo da Câmara Municipal", em português), do fotógrafo Robert Doisneau, Françoise Bornet surge a beijar o então namorado, Jacques Carteaud.
Corpo do artigo
Françoise Bornet, a mulher que aparece na famosa fotografia do beijo de Robert Doisneau, em frente à Câmara Municipal de Paris, morreu no dia 25 de dezembro, aos 93 anos, em Évreux (Normandia), na sequência de um acidente doméstico. No entanto, o seu falecimento só foi noticiado nesta semana pela Imprensa francesa. A atriz tornou-se num ícone depois de ser protagonista, ao lado do então namorado, Jacques Carteaud, da imagem até hoje conhecida como "Le Baiser de l'hôtel de ville".
A fotografia a preto e branco foi captada na primavera de 1950, quando a atriz francesa tinha apenas 20 anos, e fazia parte de uma reportagem que a revista "Life" tinha encomendado a Doisneau sobre casais apaixonados em Paris, com o intuito de mostrar a alegria da capital francesa logo após os anos de terror vividos durante a ocupação alemã no período da Segunda Guerra Mundial.
Depois de ser publicada, a fotografia caiu no esquecimento, mas voltou às luzes da ribalta na década de 1980, quando foi reproduzida numa série e replicada em cartazes e postais. A fama voltou a bater à porta de Françoise Bornet e a atriz acabou por exigir a Robert Doisneau uma percentagem de todos os lucros gerados em torno da imagem.
O caso seguiu para a barra dos tribunais, mas a Justiça francesa negou os direitos reivindicados pela protagonista da fotografia, alegando que o rosto da atriz não era claramente reconhecível, uma vez que estava coberto pelo de Carteaud. O desfecho judicial também se deveu, em grande parte, ao facto do ex-namorado de Françoise ter testemunhado contra ela e ter apoiado o fotógrafo.
Após o fim do relacionamento com Jacques Carteaud, que terá durado cerca de nove meses, a atriz conheceu Alain Bornet, com quem acabou por se casar.