Gabriel Escarrer Juliá, fundador da Meliá Hotels International, morreu esta terça-feira aos 89 anos, segundo confirmaram fontes da empresa à Europa Press.
Corpo do artigo
O fundador da Meliá, uma ds maiores empresas hoteleiras do mundo, deixou o cargo presidencial em junho de 2023, depois ter estado durante quase 70 anos à frente do grupo e de ter sido reconhecido como um dos impulsionadores da internacionalização das empresas espanholas no mundo.
Foi então nomeado presidente honorário por unanimidade, enquanto o seu filho, Gabriel Escarrer Jaume, foi nomeado novo presidente, mantendo as suas responsabilidades como CEO.
Gabriel Escarrer Juliá nasceu em Palma de Maiorca em 1935. Desde muito jovem que demonstrou espírito empreendedor e paixão pela indústria hoteleira. Tinha 21 anos quando em 1956 fundou o que é hoje o grupo Meliá Hotels International, adquirindo e gerindo um hotel de 60 quartos na ilha de Maiorca, onde nasceu, e onde ainda mantém a sua sede.
Durante quase sete décadas, sob a sua presidência, o grupo de turismo consolidou a sua liderança em Espanha, berço do turismo de férias na Europa, para posteriormente a estender às Caraíbas Americanas e ao Sudeste Asiático.