John McAfee, de 75 anos, criador do famoso antivírus informático do mesmo nome, foi encontrado morto, esta quarta-feira, na cela que ocupava no Centro Penitenciário de Brians 2, em Sant Esteve Sesrovires, Barcelona.
Corpo do artigo
McAfee estava internado no módulo 1 da prisão de Brians 2. Os vigilantes que o encontraram morto na cela e os serviços médicos da cadeia intervieram para realizar manobras de reanimação, mas não conseguiram salvar a sua vida.
De acordo com o "El País", as autoridades estão a averiguar o sucedido. Segundo fontes prisionais, McAfee ter-se-á suicidado.
O empresário de 75 anos aguardava extradição para os EUA depois de ser detido em 3 de outubro de 2020 no aeroporto de El Prat quando estava prestes a apanhar um voo para Istambul, na Turquia.
Desde essa altura, estava sob custódia depois de o tribunal também ter rejeitado o seu último pedido de liberdade, considerando que o "risco de fuga continua a ser evidente" e que não tem "nenhum sinal apreciável" de ligação a Espanha.
OS EUA acusam McAfee de ocultar milhões de dólares em impostos sobre os lucros supostamente obtidos em atividades como o comércio de criptomoedas.
Durante a audiência de extradição, o empresário, cuja dívida fiscal aos EUA se cifrava em mais de quatro milhões de dólares, assegurou ter pagado "milhões de dólares em impostos" e disse ser vítima de uma perseguição política por ter denunciado corrupção na agência tributária norte-americana.
"Não existem provas que sustentem que tal coisa pudesse estar a acontecer", respondeu a Audiência Nacional.
13866708