A primeira-dama da Turquia escreveu à sua homóloga norte-americana, Melania Trump, no sábado, pedindo-lhe que demonstre pelas crianças de Gaza a mesma preocupação que demonstrou pelas da Ucrânia.
Corpo do artigo
Emine Erdogan pediu à mulher de Donald Trump que escrevesse ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para que demonstrasse misericórdia para com as crianças de Gaza.
Numa carta apresentada ao presidente russo, Vladimir Putin, na cimeira do Alasca, no início deste mês, Melania Trump apelou-lhe para que fizesse a paz na Ucrânia para o bem das crianças.
"Tenho fé que a importante sensibilidade que demonstrou pelas 648 crianças ucranianas que perderam a vida na guerra se estenderá também a Gaza, onde, no período de dois anos, 62 mil civis inocentes, incluindo 18 mil crianças, foram brutalmente assassinados. Como mãe, como mulher e como ser humano, partilho profundamente os sentimentos expressos na sua carta e espero que transmita a mesma esperança às crianças de Gaza, que também anseiam por paz e tranquilidade", escreveu Emine a Melania.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tentou atuar como mediador entre a Rússia e a Ucrânia durante a guerra. Na terça-feira, acusou Israel de usar a fome como arma em Gaza, dizendo que as imagens vindas do enclave palestiniano eram piores do que as dos "campos nazis".
Na sexta-feira, as Nações Unidas declararam oficialmente o estado de fome em Gaza, o que Netanyahu rejeitou como uma "mentira descarada".