Wendy Rush, mulher de Stokton Rush, CEO da empresa proprietária do Titan, é tetraneta de Isidor e Ida Straus, um dos casais mais ricos a bordo do Titanic.
Corpo do artigo
Stokton Rush é o piloto do submersível Titan e uma das cinco pessoas presas na pequena cápsula, algures no Atlântico Norte, que terá sofrido uma avaria a caminho dos destroços do Titanic. Muito antes desta aventura, o percurso de Rush cruzou-se com o do malfadado navio, quando casou com Wendy, descendente de Isidor e Ida Strauss, passageiros do Titanic, que morreram no naufrágio.
James Cameron retrata o casal no filme "Titanic", de 1997, a morrer de mão dada, enquanto a água enche a cabine. Há uma imagem marcante de dois idosos abraçados numa cama, à medida que a água inunda o navio.
Os sobreviventes recordam-se de o casal ter recusado coletes de salvamento, em prol de mulheres e crianças que ainda aguardavam resgate, segundo o "The New York Times".
A mulher terá mesmo afirmado que não deixaria o marido, com quem estava casada há cerca de 40 anos. O corpo de Isidor foi encontrado duas semanas após o naufrágio, mas os restos mortais de Ida nunca apareceram.
Wendy Rush, descendente do casal que escolheu morrer dentro do Titanic, casou-se com Stockton Rush em 1986. De acordo com a sua página de LinkedIn, já participou em três expedições da OceanGate, nos últimos dois anos. Também exerce funções como diretora de comunicação da empresa, e está envolvida na organização de caridade da instituição.
Stockton Rush é um dos cinco membros da tripulação que está desaparecida no Oceano Atlântico, dentro de Titan, o submersível da OceanGate. Recorde-se que o tempo se está a esgotar neste quarto dia de buscas pela embarcação. O submarino deverá ter ficado sem oxigénio às 12.08 horas, de acordo com as estimativas da Guarda Costeira dos EUA.
Stockton Rush chegou a confessar o ano passado, de acordo com o jornal americano, que o seu maior medo ao realizar estas viagens turísticas era ficar preso no fundo do oceano.
Quem era o famoso casal alemão?
Ida e Isidor Straus nasceram em território alemão, mas conheceram-se em Nova Iorque, onde casaram. O casal tornou-se conhecido pela criação de Isidor e um dos seus irmãos: a marca Macy's, que ainda hoje existe. Tinham um nome tão marcante que, quando as mulheres e crianças entraram nos botes a 10 de abril de 1912, quem estava a comandar as operações terá chegado a dizer que Isidor tinha prioridade.
Paul Kurzman, bisneto do casal, também confirmou a história ao jornal "Today", em 2017: "A minha bisavó Ida entrou no bote salva-vidas e esperou que o marido a seguisse. Como não seguiu, ela ficou muito preocupada e o oficial do navio que estava responsável por aquele bote salva-vidas disse: 'Bem, Sr. Straus, o senhor é mais velho e todos nós sabemos quem é, claro que pode entrar no barco com a sua mulher'.
"Não. Até eu ver que todas as mulheres e crianças estão num bote salva-vidas, não vou entrar", terá respondido o homem de 67 anos. A mulher terá voltado para trás, saído do bote e dado o lugar à sua empregada, até porque naquela altura entrava primeiro quem estava instalado em primeira classe.