Arlene Foster, a líder do Partido Democrático Unionista, é a chave do Governo britânico que sai das eleições de quinta-feira.
Corpo do artigo
A primeira-ministra inglesa, Theresa May, confirmou que avança para a formação de um governo minoritário, com o apoio do Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla original).
8550707
Os 10 assentos do DUP são fundamentais para fazer passar as políticas dos "Tories" no parlamento britânico e fazem da líder do partido unionista, Arlene Foster, uma das figuras-chave da política britânica da atualidade.
Nascida em Dernawil, no condado de South Fermanagh, na Irlanda do Norte, a 3 de julho de 1970 (46 anos), Arlene Foster é conhecida pela determinação e força de caráter.
Quem a conhece diz que a personalidade de Arlene foi forjada na infância, quando aos oito anos, o pai, polícia em part-time, foi ferido a tiro pelo IRA, o braço armado do partido político Sein Fein, que durante anos lutou pela separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e pela integração na República da Irlanda.
Em 1998, quando era adolescente, uma bomba do IRA explodiu debaixo do autocarro escolar em que viajava. Uma jovem que ia sentada ao lado de Arlene sofreu ferimentos graves. Dois acontecimentos que moldaram o caráter unionista da mulher que comanda o DUP desde 2015.
Casada com Brian Foster, mãe de três filhos, Arlene Foster é licenciada em Direito. Juntou-se ao DUP em 2004 e nos últimos 10 anos ocupou vários cargos nos governos da Irlanda do Norte, do Ambiente às Finanças.
Arlene Foster, primeira-ministra norte-irlandesa desde 2016, após a saída de Peter Robinson, vai ter um papel importante na forma como Theresa May vai definir os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.
"Ninguém quer um Brexit radical", disse Arlene, que também quer evitar um extremar de posições com a República da Irlanda. "Ninguém quer fronteiras rígidas com a República da Irlanda, o Sinn Fein fala muito nisso, mas ninguém quer fronteiras rígidas", defendeu.
Segundo a imprensa britânica, o "preço" do DUP para apoiar os "Tories" incluiu o compromisso de que não haverá qualquer estatuto especial para Irlanda do Norte no pós-Brexit, uma reclamação do Sein Fein, que segundo os unionistas iria afastar a Irlanda do Norte do resto do Reino Unido
O DUP é também conhecido por ter nas chefias pessoas com dúvidas quanto ao aquecimento global e pela oposição aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo e ao aborto.
O Partido Democrático Unionista foi também criticado no passado por alegadas ligações ao grupo paramilitar UVF, acusado de assassinar republicanos durante os anos problemáticos na Irlanda do Norte.