A notícia da vitória de Lula da Silva nas eleições brasileiras chegou a uma parte do mundo já durante a madrugada. O dia amanhece e a semana começa com reações de vários países, com a Alemanha a saudar a vitória da democracia e do clima, por exemplo, e intenções de reforço das relações com o Brasil.
Corpo do artigo
União Europeia congratula Lula e espera cooperação nos desafios globais
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, felicitaram Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais.
"Parabéns, Lula da Silva, pela sua eleição como presidente do Brasil. Estou ansiosa por trabalhar consigo para enfrentar os desafios globais prementes, desde a segurança alimentar ao comércio e às alterações climáticas", escreveu Ursula von der Leyen, numa reação publicada na rede social Twitter.
Também hoje de manhã, Charles Michel saudou o eleito do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, destacando que "os brasileiros escolheram pela mudança". "A UE está empenhada em cooperar nos desafios globais, [como] paz e estabilidade, prosperidade e alterações climáticas, e vamos trabalhar com toda a região. Espero poder felicitá-lo pessoalmente em breve", adiantou o presidente do Conselho Europeu, no Twitter.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, saudou Lula da Silva. "Para a UE, o Brasil é um importante aliado e parceiro, com elevado potencial", escreveu no Twitter. "Juntos temos de enfrentar desafios globais como a guerra, desenvolvimento económico, segurança alimentar e alterações climáticas", elencou Roberta Metsola.
Alemanha saúda vitória da democracia e do clima
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, saudou, esta segunda-feira, a eleição de Lula da Silva como presidente do Brasil como uma vitória para a democracia e para o clima.
A eleição "realizou-se de forma transparente e justa e, especialmente neste momento, isto é muito importante para a confiança na democracia e no Estado de direito", disse Baerbock durante uma visita ao Cazaquistão, citada pela agência francesa AFP.
"Outro grande vencedor é o clima global", disse a também dirigente dos Verdes alemães. "Esta decisão dos eleitores brasileiros dá esperança de que o desmatamento ilimitado na floresta tropical brasileira chegue brevemente ao fim e que o Brasil se torne novamente uma força motriz contra a crise climática", acrescentou Baerbock.
O chanceler alemão, o social-democrata Olaf Scholz, também felicitou Lula da Silva na rede social Twitter, apelando para a "estreita cooperação" entre os dois países, especialmente na "área do comércio e da proteção climática".
Espanha saúda "nova etapa" e quer aprofundar parcerias
O Governo espanhol saudou Lula da Silva e disse quer aprofundar parcerias após a vitória de Lula da Silva nas eleições presidenciais de domingo. "A vitória de Lula significa o início de uma nova etapa política no Brasil guiada pela justiça social, a igualdade e a luta contra as alterações climáticas, valores que o Governo de Espanha partilha", lê-se num comunicado do executivo de Madrid, liderado pelo socialista Pedro Sánchez.
Espanha vai continuar a desenvolver a sua "parceria estratégica bilateral com o Brasil", "em favor do bem-estar" das populações dos dois países, "a partir dos estreitos laços económicos, demográficos, culturais e históricos que unem" brasileiros e espanhóis e dos "profundos valores partilhados", segundo o meso texto.
No texto, distribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em nome do governo espanhol, Madrid felicita Luís Inácio Lula da Silva e "o povo e as instituições brasileiras pelo seu civismo" durante o processo eleitoral, "prova do seu firme compromisso com a democracia".
Novo líder britânico com vontade de trabalhar com Lula da Silva
O novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, expressou a vontade de trabalhar com o futuro presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a quem felicitou pela vitória nas eleições de domingo.
"Aguardo com expectativa o nosso trabalho conjunto em questões que interessam ao Reino Unido e ao Brasil, desde o crescimento da economia global à proteção dos recursos naturais do planeta e à promoção dos valores democráticos", acrescentou o líder conservador britânico, no Twitter.
Japão dá os parabéns e pede maior reforço das relações bilaterais
O primeiro-ministro do Japão felicitou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas presidenciais do Brasil e pediu um reforço das relações bilaterais, depois da mudança de governo.
Fumio Kishida enviou uma mensagem a Lula, na qual "expressou o desejo de trabalhar em conjunto com o Brasil, um parceiro global estratégico, para continuar a desenvolver a boa relação bilateral tradicional" com o Japão, de acordo com uma declaração divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico.
Presidente moçambicano felicita "irmão" que ganhou com "coragem"
O presidente de Moçambique saudou o "irmão Lula" pelo triunfo nas eleições para a presidência do Brasil. "Foi uma vitória conquistada pela perseverança, humildade, fé na justiça e, sobretudo, foi uma vitória da coragem do povo brasileiro de enfrentar o futuro consigo, rumo a um país mais forte e justo", escreveu Filipe Nyusi na página oficial do Facebook.
"Moçambique sempre partilhou com o Brasil os momentos mais marcantes da sua história e vice-versa, como irmãos que partilham um caminho cujo destino os guia para o bem-estar e justiça", acrescentou. As felicitações "do povo moçambicano para o povo brasileiro", no início de uma "nova caminhada de esperança aberta pela sua eleição rumo a uma nova era de cooperação e reforço da nossa irmandade".
Cabo Verde acredita no reforço das relações bilaterais
O presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmaram acreditar no reforço das relações com o Brasil após as eleições.
"Felicito Lula da Silva pela sua vitória nas eleições presidenciais", afirmaram ambos, em mensagens divulgadas nas respetivas contas na rede social Facebook.
"Espero podermos trabalhar juntos para reforçar ainda mais as relações de amizade e de cooperação entre Brasil e Cabo Verde", lê-se na mensagem do chefe de Estado, José Maria Neves.
"As relações entre os nossos países serão reforçadas, assim como ao nível da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], onde o Brasil desempenha um papel muito importante", afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, na sua mensagem de felicitação.
Presidente sul-africano partilha desafios e aspirações com Lula da Silva
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, saudou hoje Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição como Presidente do Brasil e afirmou que os dois países "partilham vários desafios e aspirações comuns ao nível socioeconómico".
Numa nota oficial, Ramaphosa dá os parabéns Lula da Silva e estende, também, a sua mensagem ao povo brasileiro, "pela maneira bem-sucedida com que conduziram a eleição".
Os dois países, que pertencem ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), têm um historial de colaboração e negociação, pelo que ambos cooperam em vários níveis e em mecanismos nacionais, inter-regionais e globais.
Ainda, o chefe de Estado da África do Sul diz estar "ansioso" por trabalhar com o "Governo do Brasil sob liderança de Lula".
Índia felicita Lula da Silva e pede reforço das relações bilaterais
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, saudou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas presidenciais brasileiras e pediu ao Presidente eleito para reforçar os laços bilaterais.
"Parabéns a Lula por ter ganho as eleições presidenciais no Brasil. Espero trabalhar em estreita colaboração para aprofundar e expandir as nossas relações bilaterais, bem como a nossa cooperação em questões globais", disse Modi, na rede social Twitter.
A Índia e o Brasil concordaram em reforçar as relações bilaterais durante a visita do atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, àquele país asiático, em janeiro de 2020.
Ambos os países, que pertencem ao grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), concordaram em aumentar os investimentos indianos no Brasil e reforçar as trocas comerciais, especialmente no setor da energia.
Presidente da Nicarágua celebra "com grande alegria" vitória de Lula
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, felicitou Luiz Inácio Lula da Silva por ter vencido no domingo a segunda volta das eleições presidenciais no Brasil.</p>
"É com grande alegria que celebramos a sua merecida vitória, rogando a Deus saúde, força e muito amor para que ajude a construir o futuro do seu grande país, o bem-estar das famílias e a paz no mundo", disse o Presidente numa carta endereçada a Lula da Silva, na qual o tratou por "irmão e companheiro".
"Com amor e orgulho desde a Nicarágua, abençoada e sempre soberana e livre, que envio o abraço da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), do nosso governo e do povo da Nicarágua", acrescentou.
Ortega, que assinou a carta juntamente com a mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, desejou um "início feliz" de uma nova etapa de direitos e conquistas para o Brasil".