Novos raids aéreos da NATO atingiram Tripoli, cerca da 1 hora desta sexta-feira (meia-noite em Portugal continental), horas depois do regime líbio ter novamente proposto um cessar-fogo mas sem equacionar a saída do poder de Muamar Kadhafi, informou a AFP.
Corpo do artigo
As explosões ocorreram junto do complexo residencial de Muammar Khadafi, no centro de Tripoli, e no oeste da capital líbia.
Durante o dia, o centro de Tripoli e o subúrbio de Tajoura, foram igualmente alvo de raids aéreos, indicaram testemunhas, citadas pela AFP.
A Aliança Atlântica intensificou os ataques aéreos nos últimos dias nos arredores da capital.
No momento em que os rebeldes se aproximam da capital, bastião do regime de Khadafi, o primeiro-ministro Baghdadi Mahmoudi apelou ao "cessar fogo imediato" e ao diálogo, excluindo, no entanto, a saída do poder do coronel líbio, onde se encontra há 42 anos.
"É chegado o momento de um cessar-fogo imediato. Estamos prontos para começar o diálogo imediatamente, de forma a por fim a esta crise imediatamente", disse Mahmoudi, repetindo que a saída de Khadafi "não será objeto de nenhuma discussão".
Por sua vez, os rebeldes afirmaram ter tomado o controlo da primeira refinaria do porto estratégico de Zawiyah, perto de Tripoli.
Desde quarta-feira, os insurgentes abriram três novas frentes, uma em Ajaylat (no oeste), outra em Al-Hicha (no Este) - a meio caminho entre Misrata e Syrte, a cidade natal de Muammar Khadafi - e uma terceira em Morzuk, no sudoeste do Saaa.
Paralelamente, os combates desenrolaram-se em Brega, no este, e em Zawiyah, a cerca de quarenta quilómetros a oeste de Tripoli.
Os rebeldes declararam o controlo da refinaria de Zawiyah, a única do oeste líbio e uma das últimas fontes de petróleo e gás do regime.
Esta informação foi, porém, desmentida pelo regime. "Sem qualquer dúvida, a refinaria de Zawiya está sob o nosso controlo", disse o primeiro-ministro Baghdadi Mahmoudi durante uma conferência de imprensa em Tripoli.
Por outro lado, o ministério da defesa britânico anunciou na quinta-feira que aviões ingleses afundaram um navio das forças de Khadafi junto a Zawiyah.