Um navio australiano está muito próximo do local onde foram avistados possíveis destroços do avião desparecido da Malyasia Airlines, numa altura em que se sucedem avistamentos de objetos no mar. Esta segunda-feira, China e Austrália detetaram mais ôbjetos "suspeitos" no Oceano Índico.
Corpo do artigo
O navio australiano "HMAS Success" deve chegar, ao amanhecer de terça-feira (noite de segunda em Portugal continental) ao local em que um avião australiano detetou outros dois objetos, que se acreditam podem ser do Boeing 777-200 da Malaysia Airilnes, desaparecido a 8 de março.
Os destroços, descritos como "um objeto circular verde ou cinzento" e um "rectangular alaranjado" foram vistos a cerca de 2500 km a Oeste da cidade costeira australiana de Perth, na segunda-feira à tarde, madrugada de segunda-feira em Portugal continental, disse o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott.
"O HMAS Success está no local e a tentar localizar estes objetos", esclareceu Tony Abbott, em declarações ao Parlamento, anunciando que informou o homólogo malaio, Najib Razak.
A aproximação do "HMAS Success" ao local está a ser encarada como a primeira oportunidade para comprovar se os vários objetos que têm sido avistados na zona nos últimos dias pertencem realmente ao avião da Malaysia Airlines.
Esta segunda-feira, a tripulação de um avião IL-76 da China avistou, esta segunda-feira, alguns objetos suspeitos na zona sul do Oceano Índico durante as buscas pelo Boeing da Malaysia Airlines.
A tripulação do avião, que se juntou às buscas esta segunda-feira, enviou as coordenadas para o centro australiano de comando e para o quebra-gelo chinês "Xue Long" que está a caminho daquela zona de mar.
Já antes, imagens de satélites chineses, franceses e australianos tinham detetado destroços que podem pertencer ao avião desparecido, à deriva numa da zonas mais inóspitas do Oceano.
O avião da Malaysia Airlines desapareceu dos radares pouco tempo depois de descolar do aeroporto de Kuala Lumpur com 239 passageiros a bordo e quando ia em direção a Pequim.