A administração de Donald Trump vai apresentar esta quinta-feira uma queixa contra altos funcionários governamentais da Venezuela, entre eles, o próprio presidente. Nicolás Maduro é acusado de gerir e liderar um cartel de droga.
Corpo do artigo
De acordo com a imprensa norte-americana, Nicolás Maduro é acusado de assumir um papel de liderança no tráfico de droga da Venezuela, que terá resultado (segundo a acusação) no envio de cocaína para os Estados Unidos nos últimos 20 anos. O objetivo seria prejudicar o país presidido por Donald Trump ao ponto de o tornar um dos maiores importadores desta droga.
O documento agora revelado, e que deverá ser apresentado esta quinta-feira em conferência de imprensa, resulta de uma investigação federal nos Estados Unidos da América. Na queixa apresentada, Maduro é acusado de "ajudar a gerir e inevitavelmente liderar" um cartel de droga chamado "Cartel dos Sóis ("Cartel of the Suns"), um dos mais conhecidos e poderosos da Venezuela.
As relações entre os dois países deterioraram-se no último ano quando Trump manifestou apoio a Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela.