O presidente norte-americano, Barack Obama, advertiu que o furacão "Sandy", a ganhar força na aproximação à costa nordeste dos Estados Unidos, será "grande e poderoso", podendo afetar milhões de pessoas na região.
Corpo do artigo
"Esta vai será uma grande e perigosa tempestade em todo o nordeste e penso que todos estão a preparar-se apropriadamente", disse Barack Obama à imprensa, depois de receber um "briefing" na Casa Branca sobre a evolução do "Sandy".
Nos estados de Massachusetts, Maryland, Nova Iorque e Distrito de Columbia as autoridades decretaram situação de emergência.
Na Casa Branca, Obama apelou aos que se encontram nas regiões afetadas para que sigam as recomendações das entidades locais e estatais, em particular sobre a necessidade de evacuar de zonas que podem vir a ficar debaixo de água.
Deixou ainda uma mensagem de confiança às equipas de emergência para responder aos danos causados pela tempestade.
O primeiro dano do "Sandy" foi mesmo a campanha eleitoral, tendo Obama sido obrigado a cancelar um importante comício previsto para hoje ao lado do ex-presidente Bill Clinton.
O candidato republicano à presidência, Mitt Romney, cancelou os compromissos de campanha para hoje à noite e terça-feira devido ao furacão.
Em Nova Iorque, que deverá sentir o principal impacto da tempestade a partir das 17.00 horas locais (22.00 horas em Portugal continental) as autoridades apelaram para a evacuação de zonas onde residem perto de 375 mil pessoas.
Segundo o Centro Nacional de Furacões, o "Sandy" continuava a ganhar força enquanto se aproximava do nordeste dos Estados Unidos, com ventos de até 150 quilómetros por hora.