Barack Obama anunciou, esta sexta-feira, que todas as tropas em missão no Iraque sairão do país até ao final do ano. "A guerra americana no Iarque vai acabar", disse o presidente dos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
"Como prometido, as restantes tropas no Iraque voltarão para casa até ao final do ano. Depois de nove anos, a guerra americana vai acabar", disse Obama, citado pela agência Reuters.
A decisão foi anunciada depois de uma video-conferência com o primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki.
A declaração de Barack Obama vem assim finalizar meses de incerteza sobre o eventual prolongamento da presença militar internacional no Iraque para além de 2011.
A retirada das forças norte-americanas do Iraque, no decurso deste ano, ficou definida num acordo entre os dois países, ainda durante a presidência de George W. Bush. Obama tinha já declarado o fim das missões de combate no início deste ano.
O Governo norte-americano decidiu retirar todos os soldados que permaneciam destacados no Iraque, um dos mais prolongados e polémicos conflitos da história dos EUA, até ao final de 2011, devido à ausência de acordo com o Governo de Bagdad sobre a permanência de um contingente com vários milhares de soldados.
No período mais crítico da guerra, que implicou o derrube do regime de Saddam Hussein e que custou milhares de milhões de euros, os EUA chegaram a manter no país árabe 180 mil soldados.
No conflito, que se prolonga há quase nove anos, os norte-americanos registaram cerca de 4400 mortes, 31 mil feridos e custos que ultrapassaram os 800 mil milhões de dólares.