O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dirige-se à nação esta quarta-feira à noite para falar sobre a estratégica que pretende aplicar para combater os 'jihadistas' do Estado Islâmico.
Corpo do artigo
A intervenção, feita a partir da Casa Branca, está prevista para 21.00 horas locais (2.00 horas de quinta-feira em Lisboa).
No discurso, o líder norte-americano irá explicar "a ameaça que representa o EI" e expor "a estratégia dos Estados Unidos para enfraquecer e, por fim, destruir o grupo terrorista", indicou a Casa Branca, num comunicado.
Após uma primeira fase, iniciada a 8 de agosto, focada na proteção das instalações norte-americanas e que envolveu cerca de 150 ataques aéreos inicialmente centrados no norte do Iraque e alargados, no passado fim de semana, à região oeste do país, Barack Obama já afirmou que quer passar para uma etapa mais ofensiva contra os "jihadistas", que reivindicaram nas últimas semanas a decapitação de dois jornalistas norte-americanos.
Se os "jihadistas" do EI conseguem "controlar grandes áreas de território, angariar mais recursos e armas e atrair mais combatentes estrangeiros", podem transformar-se eventualmente numa ameaça real para o solo americano, alertou recentemente o governante.