Onze pessoas foram detidas no âmbito de uma operação antiterrorismo que está a ser levada a cabo em várias localidades da Catalunha. Veja as imagens.
Corpo do artigo
Os onze detidos tinham intenção de cometer atentados na Catalunha e formavam uma célula que recrutava jovens para os radicalizar e enviar para a Síria e o Iraque para combaterem nas fileiras do Estado Islâmico (EI).
Na operação participaram 360 agentes das equipas especiais de intervenção dos "Mossos d'Esquadra" que, na sua conta na rede social Twitter, indicaram que a operação se desenrolou em várias localidades da área metropolitana de Barcelona e na província de Tarragona.
A operação teve início pouco depois das 4.00 horas da manhã (3.00 horas em Portugal continental) com a entrada dos agentes em uma dezena de habitações. Em alguns casos os agentes estavam acompanhados de cães treinados para a deteção de explosivos.
A operação está relacionada com as detenções efetuadas, em dezembro de 2014, na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, quando três vizinhos das localidades de Terrassa, Sabadell e Monistrol de Montserrat (Barcelona) viajavam com o intuito de integrar o grupo Estado Islâmico.
Desde o início do ano foram, no âmbito de uma série de operações, detidas cerca de 30 pessoas em Espanha pela sua alegada relação com o terrorismo.
A 13 de março, por exemplo, foram detidos oito presumíveis membros de uma célula terrorista em Barcelona, Girona, Ciudad Real e Ávila.