Os extravagantes iates dos oligarcas russos: o mais caro custa 550 milhões de euros
Multimilionários russos possuem embarcações luxuosas, mas as sanções internacionais obrigam-nos a procurar alternativas mais seguras, como as Maldivas.
Corpo do artigo
Petróleo, aço e outras indústrias são as origens das fortunas dos maiores oligarcas da Rússia. O dinheiro que possuem permite ter uma vida rodeada de grandes luxos. Mas a guerra na Ucrânia constituiu, para alguns, um rude golpe. A comunidade internacional impôs sanções aos russos mais ricos, apreendendo e congelando bens e ativos que têm em vários países.
Alguns deslocaram os seus luxuosos iates para as Maldivas, destino onde, pelo menos por enquanto, estão a salvo das sanções. França, Alemanha e Itália são as nações que já começaram as apreensões. É o caso de Alisher Usmanov, que viu o seu iate "Dilbar" ser apreendido na cidade de Hamburgo. Ou Igor Sechin, que teve a sua embarcação confiscada pelas autoridades francesas.
Estes oligarcas possuem alguns dos maiores iates do mundo, com luxos apenas ao alcance dos mais ricos do planeta. Só Roman Abramovich tem duas embarcações que, juntas, estão avaliadas em mais de mil milhões de euros. Mas a ostentação destes russos multimilionários vai para além do antigo dono do Chelsea.
Veja aqui os iates dos oligarcas:
Vladimir Putin
O presidente da Federação Russa é dono do Graceful, luxuoso iate avaliado em cerca de 91 milhões de euros. Este estava estacionado em Hamburgo, na Alemanha, mas Putin ordenou que navegasse para Kaliningrado, enclave russo no Mar Báltico, entre a Polónia e a Lituânia, para evitar que fosse apreendido pelas autoridades alemãs.
Roman Abramovich
O antigo dono do Chelsea tem uma fortuna avaliada em mais de 13 mil milhões de euros e uma parte dela foi usada para adquirir dois dos iates mais caros do mundo.
O Solaris encontra-se em Barcelona e está avaliado em cerca de 557 milhões de euros.
Abramovich possui outro iate, o Eclipse, que está atracado na ilha de San Martin, próximo das Ilhas Virgens, nas Caraíbas. Este tem uma avaliação a rondar os 550 milhões de euros.
Alisher Usmanov
O multimilionário russo construiu a bordo do Dilmar a maior piscina alguma vez instalada num iate. A embarcação de 540 milhões de euros foi apreendida em Hamburgo, depois da implementação de sanções pela comunidade internacional.
Vagit Alekperov
O oligarca tem um dos iates mais "baratos" desta lista, com o Galactica Super Nova avaliado em 73 milhões de euros. A embarcação encontrava-se habitualmente ancorada em Barcelona, mas navegou entretanto para o Montenegro, nos Balcãs.
Igor Sechin
O luxuoso iate de Igor Sechin foi apreendido em La Ciotat, em França. A extravagante embarcação está avaliada em cerca de 109 milhões de euros.
Eugene Shvidler
O oligarca também tem o seu iate de 137 milhões de euros atracado na ilha de San Martin, nas Caraíbas.
Viktor Vekselberg
Avaliado em 109 milhões de euros, o "Tango", como Viktor Vekselberg o apelidou, está estacionado em Palma de Maiorca, ilha espanhola do Mediterrâneo.
Andrei Skoch
A costa do emirado do Dubai, na península arábica, acolhe o Madame Gu, luxuoso iate de 137 milhões de euros.
Dmitry Rybolovlev
Rybolovlev possui um dos iates mais valiosos entre os oligarcas russos. O "Anna" está ancorado na ilha de São Vicente e Granadinas, também nas Caraíbas, e tem um valor de cerca de 228 milhões de euros.
1321043138362920960