Uma equipa de especialistas está a tentar resgatar Julen, a criança de dois anos que caiu de um poço na localidade de Totalán, no município Málaga, a 13 de janeiro.
Corpo do artigo
10486563
São oito homens, membros da Brigada de Resgate Mineiro, treinados para trabalhar em situações extremas, nas condições mais adversas e em contrarrelógio. Trazem-no gravado nas costas. Estão em Málaga desde o dia em que Julen caiu a um poço de 110 metros. Esperaram até que a plataforma de resgate estivesse terminada para entrarem no túnel e tentarem resgatar o rapaz de dois anos. Começaram a dura missão esta quinta-feira e, pelas 23.30 horas locais (menos uma hora em Portugal continental), já tinham escavado o primeiro metro de mais de três, que prometiam uma madrugada longa com recurso a explosivos controlados. Têm os olhos de Espanha e do mundo em cima deles.
Sergio Tuñón, engenheiro chefe
Como diretor técnico da Brigada de Resgate Mineiro desde 2012, é quem comanda a operação. Liderou os resgates de um mineiro falecido em Degaña, em 2015, e de um espeleólogo (especialista em grutas) que morreu em Vizcaya, em 2017. Integrou a equipa que trabalhou na tragédia de Nicolasa, a 31 de agosto de 1995, quando uma explosão de gases de combustão no poço San Nicolás tirou a vida a 14 mineiros.
Antonio Ortega, engenheiro técnico
Filho de um especialista da Direção Geral de Minas, foi um dos últimos a integrar a Brigada. Entrou há cerca de um ano, depois de participar numa grande operação em Santiago de Compostela.
Maudilio Suárez, especialista
Está na Brigada há cerca de dez anos. Entre as operações em que participou, conta-se o resgate do espeleólogo basco José Gambino, que ficou preso numa gruta em Arañaga, em junho de 2017.
Pai de mineiro, português em Gijón, morreu numa explosão numa mina, em 1995
Lázaro Alves Gutiérrez, especialista
Lázaro tem um motivo pessoal para estar na Brigada. O seu pai, Eduardo Augusto Alves, cidadão português residente em Gijón, morreu no acidente de Nicolasa, o pior da história da indústria mineira asturiana.
José António Huerta, especialista
Tem dois filhos e é uma das recentes aquisições da Brigada.
Jesús Fernández Prado, especialista
Faz parte dos veteranos, acumulando mais de dez anos de experiência. Gosta de de esquiar, de montanhismo e mergulho.
Rubén García Ares, especialista
Entrou para a Brigada já na década de 2010. É um dos mais jovens. Tem uma filha.
Adrián Villaroel, especialista
É também um dos mais jovens, quer em idade quer em tempo passado ao serviço da Brigada. É casado e tem uma filha.