O piloto do avião que se despenhou esta terça-feira, na Colômbia, foi uma das 71 vítimas mortais da tragédia. O seu pai, já falecido, também piloto de profissão, sofreu um acidente semelhante quando exercia.
Corpo do artigo
Apesar das adversidades que, como filho de um piloto, testemunhou, Miguel Quiroga, que comandava o avião que transportava os atletas da equipa de futebol brasileira Chapecoense para a Colômbia, cresceu determinado a seguir as pisadas do pai, acabando por enveredar pela mesma carreira.
Um acidente aéreo que Eduardo Quiroga sofreu quando o filho era pequeno podia tê-lo dissuadido da ideia que, mais tarde, viria a ter de se tornar piloto, mas não o fez. Anos depois, a história repete-se mas, desta vez, com um final trágico.
5527081
"O pai dele sofreu um acidente quando o Miguel ainda era um bebé mas, mesmo assim, ele sempre quis seguir a sua carreira", disse Milena Quiroga, prima do piloto à imprensa brasileira.
A mesma fonte contou que Micky, como era conhecido entre amigos e família, já tinha pedido nacionalidade brasileira, depois de ter estabelecido vida e constituído família no Brasil.
Recordado pelos familiares como um "amante da aviação", um "marido e pai dedicado" e alguém "profissionalmente preenchido", Miguel Quiroga está a ser visto como um herói depois de ter surgido a teoria de que terá despejado o combustível de forma a evitar que o avião se transformasse numa bola de fogo, na altura do impacto.
Do boliviano, sabe-se também que era crente religioso. Na passada segunda-feira, um dia antes do acidente, o piloto deixou uma mensagem no seu mural do Facebook: "Bom dia! Como é que olhas para a vida? Para a frente ou para trás? Que o Senhor te dê a graça para largar as coisas, até mesmo aquelas que consideras preciosas e te permita olhar mais para adiante, onde Cristo te espera para um encontro glorioso que te abrirá as portas da eternidade."
Entretanto, a família apagou a publicação, depois de os utilizadores da rede social terem levantado a hipótese de a mensagem ser uma previsão do que estaria prestes a acontecer.