O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, pretende reformular profundamente o Partido Socialista, incluindo mudar-lhe o nome. O objetivo é atualizá-lo e assim fazer frente ao crescimento da extrema-direita em França.
Corpo do artigo
Retirar a palavra "socialista" do nome do partido é o ponto de partida, uma ideia que, de resto, já havia manifestado anteriormente, mas sem sucesso.
Em entrevista ao jornal francês "Le Nouvel Observateur", Manuel Valls explica que quer abandonar o saudosimo de esquerda, tornar o partido mais progressista e menos preso aos preceitos políticos do passado.
O chefe do Executivo francês rejeita as acusações de estar a "matar a esquerda", pelo contrário, considera estar a recriá-la, uma necessidade imposta pelo avanço dos partidos de extrema-direita, justifica.