Pelo menos quatro pessoas morreram durante as fortes tempestades e tornados da noite de quarta-feira na região de Rolling Plains, no Texas, causando danos significativos na cidade de Matador.
Corpo do artigo
O "Lubbock Avalanche-Journal" noticiou, esta quinta-feira, que as tempestades envolveram queda de granizo e rajadas de vento até 161 quilómetros por hora em outras comunidades, incluindo na cidade de Jayton, que também estava sob alerta quando a linha de tornados se moveu para sudeste na noite de quarta-feira, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional em Lubbock.
Os maiores danos ocorreram em Matador, uma cidade de cerca de 570 habitantes a 112 quilómetros a nordeste de Lubbock, no condado de Motley.
"A cidade de Matador enfrenta um tornado sem precedentes, com ventos destrutivos. Há quatro mortes confirmadas e dez feridos no total", informou, esta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Lubbock.
A informação foi repetida pelo Centro de Previsão de Tempestades (SPC, sigla em inglês) dos Estados Unidos, que registou quatro tornados no Texas na quarta-feira.
Relatos e imagens de caçadores de tempestades e meteorologistas nas redes sociais mostraram danos consideráveis em Matador, com casas e infraestruturas de serviços públicos muito danificadas, além da queda de árvores.
Os bombeiros de Lubbock confirmaram ao "Avalanche-Journal" que estavam a enviar equipas para ajudar a reparar os danos e auxiliar os cidadãos da área afetada.
O University Medical Center, em Lubbock, anunciou o envio de uma unidade médica móvel para Matador.
Um novo alerta de tornado foi emitido para os condados de Dickens e King até à noite de hoje, de acordo com comunicado do serviço meteorológico no Twitter.