Pelo menos 13 pessoas morreram e 14 ficaram feridas num atentado suicida que ocorreu, este domingo, perto da casa de um político local, em Jalalabad, capital da província Nangarhar, na zona este do Afeganistão, revelaram as autoridades.
Corpo do artigo
Zabiullah Moudjahid, porta-voz dos talibãs, assegurou à AFP que este grupo não está por detrás do ataque, que surge na véspera de uma nova reunião em Cabul destinada a relançar as conversações de paz entre os talibãs e o Governo Afegão, suspensas depois do verão passado.
"Treze pessoas foram mortas e outras 14 feridas", indicou o gabinete do governador da província de Nangarhar, um balanço confirmado pelo diretor dos serviços de saúde da região, Najibullah Kamawal.
O ataque aconteceu perto de casa de Obaïdullah Shinwari, um político local, que saiu ileso.
Em contrapartida, um dos seus irmãos morreu e o seu pai, Malik Usmane Shinwari, um apoiante do Governo de Cabul, ficou ferido.
Jalalabad, grande cidade perto da fronteira paquistanesa, é a capital da província de Nangarhar, que tem assistido nos últimos meses à instalação progressiva de jiadistas da organização do Estado Islâmico (EI).
O EI reivindicou um ataque contra o consulado paquistanês de Jalalabad, que fez sete mortos na quarta-feira passada.