
Foto: EPA
Pelo menos dois migrantes morreram e outros 19 foram resgatados com vida, esta terça-feira, depois de o barco insuflável em que seguiam ter naufragado ao largo da costa da ilha grega de Rodes, no Mar Egeu.
A Guarda Costeira do país informou que a operação de busca e salvamento foi iniciada após a deteção da embarcação à deriva e lamenta que, como resultado do incidente, um homem e uma criança tenham morrido.
Os restantes passageiros foram transferidos para o porto de Rodes, onde estão a receber assistência médica, segundo relatos do jornal grego Ta Nea.
As autoridades deverão agora iniciar o processo de identificação para lhes proporcionar um abrigo temporário.
Mais de 200 pessoas perderam a vida este ano na rota migratória que atravessa o Mediterrâneo oriental em direção à Grécia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que regista mais de 2.800 mortes desde 2014.
A Grécia é uma das principais portas de entrada para a União Europeia, especialmente para migrantes e refugiados que chegam por mar, vindos normalmente da Turquia.
Embora muitos migrantes usem a Grécia como país de trânsito para destinos como a Alemanha, há um aumento no número de chegadas às ilhas gregas, que se queixam de estar sobrecarregadas.
