Pelo menos seis mortos em ataque suicida contra edifício governamental em Bagdad
Pelo menos seis pessoas morreram, este sábado, num atentado suicida com um carro armadilhado contra a sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano, localizada no centro da capital, Bagdad.
Corpo do artigo
O primeiro balanço do ataque dava conta de duas vítimas mortais.
Os responsáveis das forças de seguranças locais também reviram em alta, de oito para 32, o número de feridos.
A sede dos serviços de informações iraquianos está protegida por muros de betão, mas os guardas que controlam a entrada do complexo governamental, que está num cruzamento bastante movimentado da capital iraquiana, acabam por ser um alvo fácil para os atacantes.
O atentado não foi reivindicado até ao momento, mas este tipo de ação está normalmente conotada a grupos insurgentes sunitas iraquianos, nomeadamente os jihadistas do Estado Islâmico (EI), um grupo sunita ultra-radical que controla partes do Iraque e da Síria.
Desde 9 de junho que o Iraque se confronta com uma ofensiva de insurgentes sunitas, que controlam vastas áreas no norte e oeste do país.
A ofensiva jihadista provocou o êxodo de dezenas de milhares de civis, entre os quais vários milhares da minoria étnico-religiosa Yazidi.