A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse, esta segunda-feira, que "são completamente infundadas" as alegações de que o norte-americano Edward Snowden trabalhou como espião a favor de Pequim.
Corpo do artigo
Hua Chunying, porta-voz da diplomacia chinesa, respondia a questões na conferência de impressa sobre artigos que foram publicados na imprensa e que levantam a hipótese de que Snowden poderá ter trabalhado a soldo da China antes de se refugiar na Região Administrativa Especial de Hong Kong, no sul do país.
Dick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, disse no domingo à cadeia de televisão Fox News que é "profundamente suspeita" a fuga de Snowden para a China.
Por outro lado, Pequim disse que Washington deve apresentar justificações após as revelações sobre o sistema de espionagem norte-americano, coordenado pela Agência Nacional de Segurança (NSA na sigla em inglês) e que monitoriza servidores de internet e centrais telefónicas.
O sistema foi denunciado por Snowden, 29 anos, que trabalhava na NSA.
"Nós pensamos que os Estados Unidos devem ter em conta as inquietudes e pedidos da comunidade internacional e dar as explicações necessárias", disse hoje Hua Chunying, porta-voz do Ministérios dos Negócios Estrangeiros da China.