O principal perito em explosivos da al-Qaeda para a Península Arábica, Ibrahim al-Asiri, terá sido morto no ataque aéreo que matou Anward al-Aulaqi, disseram dois oficiais americanos.
Corpo do artigo
A confirmar-se a morte de Ibrahim al-Asiri, este terá sido o ataque aéreo realizado por um avião não tripulado mais bem sucedido.
Ibrahim al-Asiri é tido como o autor da bomba - transportada por um passageiro na roupa interior - num ataque fracassado a 25 de Dezembro de 2009 contra um avião de passageiros no aeroporto de Detroit, e noutro atentado falhado em Outubro de 2010 contra um avião de carga.
A morte de Anwar al-Aulaqi, do imã radical norte-americano de origem iemenita e um dos terroristas mais procurados no mundo, foi anunciada na sexta-feira pelo Ministério da Defesa iemenita.
"O dirigente terrorista da Al-Qaida Anwar al-Aulaqi foi morto com membros desta organização que estavam com ele", anunciou um porta-voz do ministério, citado pela televisão pública iemenita.
Fontes tribais indicaram que morreu num ataque aéreo lançado na sexta-feira contra dois veículos que circulavam em Maarib, a leste de Sanaa e Juf, província desértica limítrofe da Arábia Saudita.
Anwar al-Aulaqi tinha sobrevivido a um ataque aéreo no Iémen no início de maio, alguns dias depois da eliminação no Paquistão do chefe da Al-Qaida Usama bin Laden, anunciou na altura um responsável iemenita e um membro da sua tribo.