Uma pintura comprada por 50 dólares (o equivalente a 48 euros) numa venda de garagem no Minnesota, Estados Unidos, é um retrato, até agora desconhecido, do artista neerlandês Vincent Van Gogh. A confirmar-se a autoria, o valor de mercado poderá chegar aos 14,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
A pintura, intitulada "Elimar", um retrato de um pescador a fumar um cachimbo, terá sido pintada em 1889, numa altura em que Van Gogh estava internado no sanatório psiquiátrico de Saint-Rémy-de-Provence, em França, e onde produziu obras notáveis como "Noite Estrelada" e "Amendoeira em Flor". O nome "Elimar" foi escolhido porque aparece escrito num canto desta pintura a óleo de 46 x 40 centímetros.
O relatório dos especialistas em arte que avaliaram a obra foi divulgado pela imprensa especializada, que não especifica quando ocorreu a venda, mas sugere que o comprador era um negociante de antiguidades amador com um olho apurado para as pechinchas. Este negociante de arte colocou depois a pintura à venda por um valor não especificado para a empresa LMI Group, sediada em Nova Iorque.
O quadro terá sido inicialmente comprado por 50 dólares (cerca de 48 euros à taxa de câmbio atual) numa venda de garagem e pode valer até 15 milhões de dólares (14,5 milhões de euros).
O Grupo LMI parece ter levado muito a sério a possibilidade da autoria de Van Gogh, tendo contratado vinte especialistas - incluindo químicos, curadores de arte e advogados da indústria da arte - que produziram um relatório de 458 páginas.
De acordo com as descobertas preliminares, os pigmentos e fibras utilizados na pintura correspondem aos utilizados pelo famoso pintor da época. Embora as evidências apontem para Van Gogh, a palavra final será dada pelo Museu Van Gogh, em Amesterdão, onde se encontram os maiores especialistas mundiais na obra do pintor holandês.