A polícia britânica disse, esta sexta-feira, que o fundador da WikiLeaks Julian Assange será detido por um delito no Reino Unido se sair da embaixada equatoriana em Londres, apesar de a justiça sueca ter abandonado o processo contra si.
Corpo do artigo
8488256
Num comunicado, a polícia indica que "Assange continua a ser procurado" por ter violado em 2012 as condições da sua liberdade condicional no Reino Unido e que "é obrigada a executar esse mandado" se abandonar a embaixada.
No entanto, tratando-se de "um delito menor, a polícia londrina utilizará meios proporcionais ao crime", adianta o comunicado.
Assange, de 45 anos, está refugiado na embaixada do Equador em Londres há cerca de cinco anos para escapar ao mandado de detenção europeu emitido pela Suécia por presumível violação.
Argumenta tratar-se de uma manobra para conseguir a sua extradição para os Estados Unidos, onde pode ser processado pela publicação de documentos militares e diplomáticos confidenciais.
A procuradoria sueca anunciou que abandona o processo por violação contra o fundador do WikiLeaks, que sempre negou as acusações.