A polícia britânica divulgou, esta sexta-feira, que está a investigar a morte de 88 pessoas no Reino Unido que compraram produtos em páginas de Internet do Canadá que, alegadamente, vendiam substâncias mortíferas a pessoas que apresentavam risco de ideação suicida.
Corpo do artigo
A investigação britânica faz parte de uma investigação internacional desencadeada pela detenção no Canadá, no início deste ano, de Kenneth Law, que foi acusado de dois crimes de aconselhamento e auxílio ao suicídio.
A polícia canadiana afirma que Law, da zona de Toronto, utilizou uma série de páginas na Internet para comercializar e vender uma substância normalmente utilizada para curar carnes que pode ser mortal se for ingerida.
A polícia disse que Law é suspeito de ter enviado pelo menos 1200 pacotes para mais de 40 países. As autoridades dos Estados Unidos, Itália, Austrália e Nova Zelândia também iniciaram investigações.
A Agência Nacional do Crime britânica indicou ter identificado 232 pessoas no Reino Unido que compraram produtos naquelas páginas, desde 2021 até abril passado, das quais 88 morreram.
A agência disse que estava a investigar se algum crime tinha sido cometido no Reino Unido, esclarecendo, no entanto, que "nesta fase inicial não há ligações confirmadas entre os produtos comprados nas páginas de Internet e a causa da morte" destas pessoas.