A polícia espanhola prendeu um jovem suspeito de ter assassinado um importante cónego emérito da Catedral de Valência. O corpo do padre Alfonso López Benito, de 85 anos, foi encontrado na passada terça-feira pelo porteiro da casa onde vivia com sinais de ter sido asfixiado.
Corpo do artigo
Agora, a polícia deteve o jovem na posse do telemóvel e de outros bens do cónego. O corpo foi encontrado na cama, pelo porteio do prédio onde residia. Os primeiros indícios apontavam para morte por asfixia.
De acordo com a agência de notícias EFE, o rapaz terá enviado mensagens do telemóvel do padre, fazendo-se passar por ele. De acordo com os vizinhos, que já tinham feito queixa às autoridades e ao bispo de Valência, a casa do sacerdote era frequentada por diversos jovens rapazes, alegadamente vulneráveis. O detido, segundo a mesma fonte, terá mantido relações sexuais com a vítima.
A imprensa espanhola avança que o cónego Alfonso López Benito terá sido chamado à atenção pelo bispo da sua diocese, mas que não terá alterado comportamentos. Nas denúncias que efetuaram, os vizinhos queixavam-se do barulho e de pequenos assaltos.
As autoridades estão a recolher dados para apurar as motivações do crime e a investigar se o cónego foi alvo de ameaças por parte de outros jovens que frequentavam a sua casa e a quem padre daria dinheiro.