Polícia sueca investiga morte de três funcionários de fábrica de baterias para carros elétricos
Três pessoas na "gigafábrica" ​​da fabricante sueca Northvolt, na cidade de Skelleftea, morreram no espaço de seis meses. A polícia sueca vai investigar se as mortes estão relacionadas.
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Um homem de 33 anos que trabalhava como funcionário de limpeza na fábrica foi encontrado morto na sua cama no dia 5 de janeiro. No dia 22 de fevereiro, um jovem de 19 anos morreu durante o sono um dia depois do seu turno na fábrica. Um terceiro funcionário, de 59 anos, foi encontrado morto na sua casa no dia 5 de junho.
Em comunicado, esta quinta-feira, a polícia disse que os exames forenses não determinaram a causa da morte dos três funcionários. Após investigações iniciais, a polícia concluiu que as mortes não estavam ligadas entre si ou ao seu local de trabalho. No entanto, a polícia sueca vai voltar a investigar a potencial ligação entre as três mortes, levando em conta o facto de “estas pessoas trabalharem no mesmo local de trabalho”. No caso da morte do terceiro funcionário, a polícia disse que “pode ter sido exposto a uma substância”.
Embora a polícia tenha afirmado não suspeitar de crime, as mortes lançaram uma sombra sobre um dos principais produtores de baterias elétricas da Europa. Como resultado, a Toyota, o maior fabricante de automóveis do Mundo, suspendeu o trabalho dos seus técnicos de serviço na fábrica, disse a revista especializada "Dagens Arbete".
Cerca de 3500 pessoas trabalham na fábrica, segundo o site da Northvolt. A empresa disse que as três mortes em seis meses foram uma “trágica coincidência” e garantiu à AFP que a investigação interna concluiu que os funcionários não estavam expostos a substâncias tóxicas e não sofreram quaisquer acidentes.
Por sua vez, a vice-ministra do Trabalho, Paulina Brandberg, disse que era “muito importante esclarecer o que aconteceu”. “É terrível que três pessoas tenham morrido depois do trabalho”, disse a governante, em declarações à agência de notícias sueca TT.
A Northvolt é uma pedra angular das tentativas europeias de alcançar a China e os Estados Unidos na produção de células de bateria, um componente crucial dos carros com baixas emissões. A Europa tem tentado produzir mais veículos elétricos como parte da sua transição verde, à medida que o tempo se esgota para eliminar gradualmente a venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis até 2035, prazo estabelecido pela União Europeia.