As funções de chefe de Estado da Polónia após a morte hoje, sábado, do presidente polaco Lech Kaczynski num acidente de avião serão asseguradas pelo presidente do Parlamento, Bronislaw Komorowski, conforme a constituição polaca.
Corpo do artigo
"O presidente da câmara baixa, Bronislaw Komorowski, está a caminho de Varsóvia desde Gdansk (Norte), onde se encontrava hoje de manhã", disse a sua chancelaria.
Komorowski é o candidato oficial do partido liberal Plataforma Cívica às eleições presidenciais previstas para este outono, nas quais deveria defrontar Lech Kaczynski, que seria o provável candidato da direita conservadora.
O porta-voz do governo, Pawel Gras, anunciou estar já a er preparada uma reunião de urgência do conselho de ministros polacos em Varsóvia.
Também o primeiro ministro, Donald Tusk, e os ministros do seu governo estão a deslocar-se para a capital, acrescentou.
Segundo a Constituição Polaca (artigo 131º), em caso da morte do Presidente da República, o cargo será temporariamente assumido pelo presidente do Parlamento, que tem cerca de três meses para marcar novas eleições.
O avião onde seguia o Presidente da Polónia e que se despenhou hoje ao aterrar no aeroporto de Smolensk matou 96 pessoas que viajavam a bordo, disse Serguei Markin, porta-voz do Serviço de Investigação da Procuradoria Geral da Rússia.