O português Rui Albernaz, de 64 anos, morreu num incêndio num lar de idosos na cidade de Fall River, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, confirmou ao JN fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O fogo que lavrou várias horas deixou mais oito mortos.
Corpo do artigo
Numa mensagem publicada na rede social X, o Governo deu conta de que está a "acompanhar a situação no local através da rede diplomática".
Na segunda-feira, nove pessoas morreram e pelo menos 30 ficaram feridas no incêndio no lar de idosos.
Os bombeiros responderam ao alerta por volta das 21.50 horas de domingo, no horário local (2.50 horas de segunda-feira em Lisboa), segundo um comunicado do departamento de bombeiros do estado.
Quando os bombeiros chegaram ao Gabriel House Assisted Living Facility, foram confrontados com uma nuvem de fumo e chamas intensas a sair do edifício, com residentes presos no interior. Os bombeiros conseguiram entrar no local e resgatar vários residentes do lar, onde vivem 70 pessoas.
Cerca de 50 bombeiros responderam ao incêndio - incluindo 30 que estavam de folga -, que só foi dominado várias horas depois.
As pessoas feridas foram levadas para hospitais locais e regionais e cinco bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, segundo o comunicado.
“Esta é uma tragédia inimaginável para as famílias envolvidas e para a comunidade de Fall River”, disse o chefe dos bombeiros, Jeffrey Bacon.
Bacon disse aos jornalistas que “várias pessoas estavam penduradas nas janelas, à espera de serem resgatadas”. Familiares que apareceram disseram também que a polícia estava a tentar partir vidros.
A origem e a causa do incêndio estão sob investigação, indicaram as autoridades estaduais e locais.
Fall River, com cerca de 94 mil habitantes, fica a cerca de 32 quilómetros a sudeste de Providence, em Rhode Island.