Prémio Princesa das Astúrias para descobertas científicas sobre diabetes e obesidade
Cinco cientistas de várias nacionalidades que contribuíram para avançar em tratamentos da diabetes e da obesidade venceram o Prémio Princesa das Astúrias da Investigação Científica 2024.
Corpo do artigo
Os cientistas distinguidos são Daniel J. Drucker (médico, Canadá), Jeffrey M. Friedman (biólogo molecular, Estados Unidos), Joel F. Habener (endocrinologista, Estados Unidos), Jens Juul Holst (químico, Dinamarca) e Svetlana Mojsov (química, Macedónia do Norte e Estados Unidos).
"Nos últimos anos houve um grande avanço no tratamento da diabetes do tipo 2" com o aparecimento de fármacos que utilizam um princípio ativo que, por outro lado, "produz um notável redução do apetite", com a revista "Science" a considerar estes medicamentos "contra a obesidade como o maior avanço científico de 2023", destacou o júri do Prémio Princesa das Astúrias da Investigação Científica 2024, esta quarta-feira, em comunicado.
Segundo o mesmo texto, os cientistas Drucker, Habener, Holst e Mojsov "partilham o reconhecimento de terem iniciado e desenvolvido esta investigação [que levou à criação destes fármacos] desde os anos setenta do século passado".
Quanto a Friedman, descobriu em 1994 uma hormona que atua na região cerebral que controla o apetite, afirmou o júri, no comunicado divulgado pela Fundação Princesa das Astúrias, a entidade espanhola que atribui anualmente vários prémios.
Os Prémios Princesa das Astúrias distinguem o "trabalho científico, técnico, cultural, social e humanitário" realizado por pessoas ou instituições a nível internacional.
São atribuídos oito galardões todos os anos, em diversas áreas, e cada prémio consiste numa escultura do pintor e escultor espanhol Joan Miró, 50 mil euros, um diploma e uma insígnia, entregues numa cerimónia solene com a Família Real espanhola, em Oviedo, em outubro.
O prémio atribuído esta quarta-feira foi o sétimo decidido este ano, naquela que é a 44.ª edição destes galardões.
Nas últimas semanas, a Fundação Princesa das Astúrias anunciou a atribuição do Prémio das Artes 2024 ao músico Joan Manuel Serrat, do Prémio de Comunicação e Humanidades à realizadora, desenhadora e ativista iraniana Marjane Satrapi, o Prémio do Desporto à jogadora de badminton espanhola Carolina Marín, o Prémio das Ciências Sociais ao historiador canadiano Michael Ignatieff, o Prémio das Letras à escritora romena Ana Blandiana e o Prémio da Cooperação Internacional à Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Na próxima semana será decidido o Prémio da Concórdia.
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se em outubro, em Oviedo, no norte de Espanha.